Com o advento de greves entre os servidores públicos da Universidade de São Paulo, com participação irrestrita do Campus de Piracicaba, ficou claro que deveríamos fundar uma Associação, a fim de que nossos servidores tivessem a quem recorrer na hora de tomar uma decisão drástica. Em resumo, alguém em quem confiar nossos destinos e defender nossos interesses.
Com esse pensamento fundou-se a 1ª Associação dos Funcionários da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Fatos desagradáveis ocorreram no 3ª mandato, em que os estatutos foram adequados para outros fins.
Assim descontentes com esse procedimento, um grupo de servidores se aglutinou e, na impossibilidade de reverter aquela situação, resolveram fundar uma nova Associação.
Esse movimento deu-se no início de 1992, foi crescendo e então foi realizada a 1ª reunião oficialmente marcada, a qual aconteceu no Anfiteatro da Engenharia. Eramos 48 pessoas participantes, dessa reunião, dentre elas: Miguel Célio Hyppolito, Dirce Alessi Pelegrino, Yvonne Casale Padovani, Vera Marli Caro, Armando Porta, Danilo da Silva Fonseca (in memorian) Nelson Edgar Mescolotti, Lucrecia Maria Lombardi de Bem, Marlene Ap. Aníbal, Ademir de Lucas, Luiz Antonio Rizzi, Marta Luz Prosdocimi, entre tantos outros.
Assim, ficou decidido que a partir daquela data estava nascendo a nova Associação. Portanto em 02 de abril de 1992, foi fundada a ASCAMPUS – Associação dos Servidores do Campus na USP em Piracicaba, cujo monograma criado na época, é usado como símbolo da Associação até os dias de hoje.
Após essa decisão, tratou-se de eleger uma diretoria provisória a fim de cuidar da elaboração dos estatutos e seu registro jurídico. Essa eleição se fez por aclamação, sendo eleito como presidente Miguel Célio Hyppolito, principalmente por ter experiência com a fundação da 1ª Associação.E trabalhou incansavelmente para o sucesso da Associação, que em pouco tempo conseguiram um local para atendimento, que era uma sala no porão do prédio da antiga Biblioteca. Contando com a ajuda do Diretor da ESALQ, do Prefeito do Campus, de Chefes de Departamentos (da época), que viram com bons olhos essa nossa iniciativa.
Terminado o prazo do “mandato provisório”, fez-se a eleição da 1ª Diretoria definitiva, que consistiu na reeleição de quase todos os antigos ocupantes de cargos da Diretoria Provisória e do Conselho Deliberativo, com mandato de 03 anos, de 1992/1995.
Os trabalhos e atividades da ASCAMPUS aumentavam dia a dia. Foram estabelecidos convênios com as mais diversas casas comerciais da cidade e entidades filantrópicas e conseguimos ampliar consideravelmente nosso patrimônio.
O espaço ficava pequeno e então mudamos para uma casinha situada na Alameda da Horticultura, atrás da antiga residência do Dr. Salim Simão (In memorian)
Devido a intensa movimentação a atividade da Associação, houve a necessidade de contratar um funcionário. O 1º funcionário foi o filho de um servidor da garagem e posteriormente contratou-se o Sr. Edson Aparecido Barbosa (Pajé), que é funcionário da ASCAMPUS até hoje. Logo após foi contratada uma secretária e compramos uma mobilete para os serviços externos.
Ao término do 1º mandato nosso quadro social que começou com apenas 48 associados, atingiu a soma de 800 associados e tínhamos em caixa R$ 25mil, que foram entregue à:
2ª Diretoria triênio de 1995/1998, composta por: Presidente – José Venceslau de Souto; Vice-Presidente – Carlos Sacilotto; 1º Tesoureiro – Jurandir Carlos Diehl; 2º Tesoureiro – Roberto Wagner Dias Ferraz; 1º Secretário – Nelson Edgar Mescolotti; 2ª Secretária – Marlene Aparecida Anibal; e Conselho Fiscal.
Em maio de 1996 a ASCAMPUS, graças ao bom entendimento com o Prof. Valdemar Antonio Demétrio, Prefeito do Campus na época, instalou sua nova Sede, à Alameda dos Alecrins, nº. 692, onde funciona atualmente. Em dezembro de 1997 a ASCAMPUS inaugurou o Salão de Eventos.
A 3ª Diretoria triênio de 1998/2001 foi composta por: Presidente – Ademir de Lucas; Vice-Presidente – Paulo Roberto Latanze; 1º Tesoureiro – Adilson Alexandrino; 2º Tesoureiro – Júlio César Monteiro; 1ª Secretária – Cristiane Pastori de Moraes; 2ª Secretária – Marlene Ap. Aníbal. Conselho Fiscal: Angélica Cristina Oliveira; Antonio Carlos Perencin; Dirce Alessi Pelegrino; Fábio Nagibe Ismael; Jefferson Brajão; Luiz Afonso da Costa; Márcia Maria Beltrame; Maria Cristina Clemente Furlan; Sônia Maria Mendes Fiore; Sueli Pereira Nunes Silva.
A 4ª Diretoria triênio de 2002/2004 foi composta por: Presidente – Rosni Honofre Ap. Pinto; Vice-Presidente – Carlos Alberto Veríssimo; 1º Tesoureiro – Júlio César Monteiro; 2º Tesoureiro – Paulo Roberto Latanze; 1ª Secretária – Maria Elisabete Bette Guimarães; 2º Secretária – Célia Regina Natalio; Conselho Fiscal.
A 5ª Diretoria triênio de 2005/2007 foi composta por: Presidente – Rosni Honofre Ap. Pinto; Vice-Presidente – Júlio César Monteiro; 1º Tesoureiro – Luiz Ângelo de Barros; 2º Tesoureiro – Carlos Alberto Veríssimo; 1ª Secretária – Márcia Regina Telles de Freitas; 2º Secretário – Silvio José Gerolamo; Conselho Fiscal: Antonio Marques da Silva Neto; Edson Luiz Bazzanelli; Fábio Nagibe Ismael; Flávio César Almeida Tavares; Higor Antonio de Moraes; José Otávio Machado Menten; Maria Célia Rodrigues; Maria Cristina Clemente Furlan; Paulo Roberto Latanze; Solange de Assis Paes Sabadin.
A 6ª Diretoria triênio 2008/2010 é composta por: Presidente – Carlos Alberto Veríssimo; Vice-Presidente – Silvia Maria Zinsly; 1º Tesoureiro – Rosni Honofre Ap. Pinto; 2º Tesoureiro: Eliana Ap. Navas de Andrade Costa; 1ª Secretária: Sarah Eliani Carvalho; 2ª Secretária: Solange de Assis Paes Sabadin. Conselho Fiscal: Benedita Giangrossi; Carlota Boralli Prudente dos Anjos; Douglas Vinicius W. Perdigão; Edson Luiz Bazzanelli; José Edivaldo Buriolla; Lúcio Symphronio; Sandra de Fátima Cruz; Silvio José Gerolamo; Vanderlino Ferreira da Assunção; Wlamir Roberto Coelho.
A 7ª Diretoria triênio 2011/2013 é composta por: Presidente – Carlos Alberto Veríssimo; Vice-Presidente – Wlamir Roberto Coelho; 1º Tesoureiro – Carlota Boralli Prudente dos Anjos; 2º Tesoureiro: Rosni Honofre Ap. Pinto ; 1ª Secretária: Mácia Cristina Campos Bottene dos Santos; 2ª Secretária: Luis Lourenço Visentin . Conselho Fiscal: Alfredo Nagibe Ismael; Aparecida Nilse Batochio Miranda, Eliana Ap. Navas de Andrade Costa; Fernando Leopoldino, Alexandre Wiendl, Suplentes: Silvia maria Zinsly, Solange de Assis Sabadin, Vanderlino Ferreira da Assunção.
A ASCAMPUS realizou inúmeras Festas e Excursões – Festas de Aniversário, Festas em Restaurantes da cidade, Festa da Primavera, Jantares Dançantes, Festa do Papai Noel, Festas Juninas, entre outras. Viagens: Caldas Novas-GO (realizadas anualmente até hoje); Campos do Jordão; Teatros em São Paulo; Serras Gaúchas; Ilhéus; Holambra; Serra Negra; Poços de Caldas e outras.
A 8ª Diretoria triênio 2014/2016 é composta por: Presidente – Alfredo Nagibe Ismael; Vice-Presidente – Edson Bazzanelli; 1º Tesoureiro – Moisés Nicolau da Silva; 2º Tesoureiro: Paulo Paes de Menezes ; 1ª Secretária: Luiz Fernando Gomes; 2ª Secretária: Aparecida Nilse Batochio Miranda; Conselho Fiscal: Paulo Sergio Barbetta ; Fernando leopoldino, Gilberto da Silva Duarte; Márcia Cristina Guidi Ganzella, Manoel Anunciação Souza Santos , Celso Mariano , Benedito Edson Soares , Suplentes: Priscila Damásio Simionato , Ony Rodrigues de Campo , José Carlos Rodrigues Castilho.